Ilustração de Robert Sauber
Aqui neste blog iremos compartilhar os textos e perceber que existem diversas formas de se aprender a Língua Portuguesa com motivação e encantamento. Abaixo, os textos escritos pelos alunos em atividades de produção textual em sala de aula.

A leitura nos leva a um mundo de sonhos!

Olá galerinha!!! Depois de um mês estamos publicando os textos tão esperados! Os alunos realizaram a revisão e a correção de suas releituras e nesta segunda etapa postaremos aqui em nosso blog.

Bem... vamos viajar neste mundo maravilhoso de leitura e criatividade! Peço a todos que visitarem nosso blog para que deixem comentários, sugestões e elogios! As turminhas de 5 ª série agradecem a visita e a professora também!

O texto que estreia esta segunda fase de nosso blog chama-se Chapeuzinho Vermelho e o Herói, foi escrito pela aluna Brenda S. da 5ª série B. Vamos ler?



sábado, 28 de agosto de 2010

A aventura de Chapeuzinho Vermelho no palácio


Há muito tempo, na cidade de Florindamélo havia uma menina muito inteligente chamada Ana Clara. Ela adorava contar histórias que inventava para a sua amiga Pâmela.
- Acabei de inventar mais uma história! Amanhã é sexta-feira, e teremos comemoração na escola... Irei aproveitar e contar esta história para a Pâmela!
- Filha, já está na hora de dormir. Boa noite! - disse a mãe de Ana Clara.
- Está bem, mamãe. Boa noite!
Na manhã seguinte...
- Tchau, mãe.
- Tchau, filha. Te cuida no caminho. Boa aula!
- Está bem.
Na escola...
- Oi, Pâmela!Tenho uma história fresquinha para te contar!
- Que bom, conta, conta!!!
- Então, tá!
Era uma vez, uma menina de 12 anos chamada Sheila, mas era conhecida como Chapeuzinho Vermelho porque ela sempre usava um casaco com capuz vermelho. Sheila morava no meio da floresta, numa casa pequena com sua mãe.
Um dia sua mãe pediu-lhe que fosse levar uma cesta de guloseimas para a vovó. Ela morava do outro lado da floresta. Chapeuzinho Vermelho foi, mas não quis seguir a orientação da mãe que era de seguir o caminho mais longo e mais seguro. Escolheu o caminho mais curto e com risco de encontrar o lobo mal.
Felizmente ela não se encontrou com o lobo. Achou meio estranho, mas continuou sua caminhada. Chegando na casa da vovó, chamava, chamava, batia na porta e ninguém atendia...
-Ora, onde pode estar a vovó? Irritada, abriu a porta. Entrou e onde está a casa da vovó?!!
Chapeuzinho estava dentro de um palácio. Surpresa e admirada pela beleza do reino, continuou caminhando e olhando todas aquelas maravilhas. Reparou que calçava sapatinhos de cristal, vestido vermelho esvoaçante (com capuz, é claro) e tiara de ouro com brilhantes.
Logo, escuta o som de cornetas, cada vez mais próximo e ela continua caminhando até encontrar sua vó, vestida de rainha e sentada num trono.
Mais surpresa e confusa ficou Chapeuzinho Vermelho, quando sua vó tentou explicar como fez tudo aquilo acontecer e que Chapeuzinho Vermelho era princesa daquele reino.
Então a vó era a rainha, Chapeuzinho a princesa, e o caçador era conselheiro do reino. Como Chapeuzinho estava cansada e confusa, a rainha, sua vó, pediu que acompanhassem a neta ao seu quarto.
Um quarto digno de princesa, onde ela descansou. Mais tarde sua vó explicou-lhe tudo. Também lhe falou que havia um monstro gigantesco que ameaçava o reino (este era o lobo mal), e só Chapeuzinho era valente, corajosa e inteligente o suficiente para derrotá-lo. Sheila ficava cada vez mais surpresa e confusa, mas acaba aceitando o pedido da vó.
Alguns dias depois, surge o monstro gigantesco do lobo mal vindo em direção ao reino. Rapidamente Chapeuzinho pede que todos entrem no palácio. Ela então se equipa e vai à luta.
Que luta! Depois de muitos tombos, arranhões e machucados... Chapeuzinho enxerga no meio da testa do lobo mau, um amuleto. Tenta acertá-lo com sua espada. Acerta. E assim derrota o monstro do lobo mau. Todos festejam a vitória do reino.
Dias depois, Chapeuzinho volta para casa... mas decide não contar ainda esta história para sua mãe. No seu caminho de volta, na floresta, viu o lobo mal tomando chá com os três porquinhos... Mas esta já é outra história que estou prestes a inventar.
E assim, todos viveram felizes para sempre.
- Gostou Pâmela?
- Adorei! Surpreendente, tem uma mistura de Chapeuzinho Vermelho, de Cinderela, de Alice, dos 3 porquinhos, mas não é nada disso. Viajei na história! Parabéns! Conta outra?!
- Obrigada. Segunda-feira eu conto a outra história. Tchau!
- Tchau, amiga.

Texto da aluna Brenda S. Fontoura – 5ª A

2 comentários:

  1. Que história original, interessante!!!!
    Menina... já está na hora de editares teu próprio livro. Imaginação e coerência não lhe falta!!!
    Parabéns!!! Muuuiiiiittttttttooooooooo sucesso!!!

    ResponderExcluir
  2. Nossa, como tu consiguiste fazer esse texto! Ficou mais do que ótimo, mais do que tudo, ficou conserteza maravilhoso! Trilhões de vezes melhor do que o meu!! Parabéns e muito sucesso! Espero que algum possa ler um livro escrito por ti! Beijos!!

    ResponderExcluir